Floripa Shopping recebe a exposição Brasis: Olhares Cruzados

olhares cruzados
Foto: Divulgação / Beatriz Momm

O ilustrador Ricardo Manhães apresenta uma releitura de fotografias do nordeste do Brasil entitulada Olhares Cruzados

Dos olhares cruzados de dois artistas de renome internacional, nasceu a exposição Brasis – Olhares Cruzados (Brésils – Regards Croisés), que reúne a intervenção artística do ilustrador e colorista Ricardo Manhães sobre as fotografias do francês Jean-David Morvan. A nova leitura visual e poética da periferia brasileira está exposta no Floripa Shopping até 15 de julho, em frente à Polishop, no Piso L1.

Pelas lentes do roteirista de quadrinhos francês Jean-David, em 2014, originaram-se imagens do Brasil de um novo ângulo. Em passagem pelo nordeste, Morvan registrou o cotidiano da periferia nas capitais.

Com uma gama de cores e diferentes tons, Ricardo Manhães interpretou as fotos livremente e potencializou a mensagem das imagens, criando um novo significado. Ricardo é mestre em design e atual chargista do jornal Notícias do Dia.  O Ilustrador atua há 14 anos no mercado europeu de histórias em quadrinhos, possui 40 álbuns publicados na França, na Bélgica e na Holanda. É o criador da personagem“Gothic Girl”, cultuada por góticos em blogs do mundo todo.

Artista convidado para participar dos álbuns MSP+50 e Mônica(s), em homenagem aos 50 anos de carreira de Mauri­cio de Sousa, participou também como único artista latino-americano, do álbum “Concile à Bulles”, ho­menageando os célebres personagens “Asterix & Obelix”. Indicado na categoria Destaque In­ternacional no Troféu HQMix, Manhães expôs em janeiro de 2015 no Palais International des Beaux-Arts de Paris o painel “Pêche culturelle”, em homenagem a Florianópolis.

O evento com curadoria de Carolina Coral é viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet) e conta com o pa­trocínio da Tractebel Energia e da coordenação da Marte Inovação Cultural, sendo realizado pela Aliança Francesa de Florianópolis, pelo Ministério da Cultura e pelo Governo Federal.

Serviço

O quê: Exposição Brasis: Olhares Cruzados

Quando: Até 15 de julho

Horário: Segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 14h às 20h.

Onde: Floripa Shopping – Rodovia SC-401, Saco Grande, Florianópolis, SC.

Quanto: Gratuito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *