Vasilhame padronizado garante direito dos consumidores

Vasilhame
Foto: Divulgação / Beatriz Cerino

        Associação Catarinense das Indústrias de Água Mineral já colocou mais de 200 mil vasilhames no mercado

O envase de água mineral em Santa Catarina é uma das principais atividades de minérios do Estado. Com 21 indústrias no Estado, a regulamentação da concorrência e a padronização dos vasilhames de 20 litros têm sido as mais importantes bandeiras da Associação Catarinense das Indústrias de Água Mineral, a Acinam.

Os efeitos da campanha da associação já estão sendo sentidos no mercado. Com mais de 200 mil vasilhames disponíveis em todo o Estado, a associação acredita na conscientização dos consumidores. Para o presidente da Acinam, Alceu Poffo, “as pessoas estão tomando ciência aos poucos sobre os acontecimentos do ‘mercado de vasilhames’ retornáveis”, quando determinadas empresas utilizam de materiais exclusivos e condicionam a troca do galão por outro da mesma marca.

Julgando desleal a colocação de vasilhames exclusivos sem o conhecimento do consumidor, o real dono do garrafão, a associação reforça a campanha, orientando a população a procurarem por galões com a marca Acinam, já  disponibilizados por 14 indústrias catarinenses. “Só assim podemos garantir o direito de escolha, uma das principais conquistas do Código de Direito do Consumidor, já que as brechas na legislação são utilizadas de má fé por algumas empresas”, afirma Alceu.

De acordo com o presidente, “o consumidor acaba ficando refém de determinadas marcas quando existem galões exclusivos”, já que as outras indústrias não aceitam o vasilhame para reuso e acabam cobrando pela troca. “Essa medida deve inibir a ação antiética entre a concorrência”, conclui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *